terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Capitólio



"Foi edificado em terrenos do antigo Convento da Ajuda pelo Sr. Francisco Serrador.
Fachada: ocupava três pavimentos do prédio. Sua fachada, profusamente iluminada, apresentava o título do cinema em cores cambiantes.
Interior:  a inauguração do Capitólio, ansiosamente esperada pelo público carioca, que afluía à frente da casa para assistir às experiências de luz, foi motivo de comentários por parte da imprensa, que assim se manifestava: “A casa não é muito grande, relativamente, pois terá a capacidade de uns 1.300 a 1.400 lugares...mas esses 1.300 lugares do Capitólio estão divididos em uma platéia de poltronas confortabilíssimas, uma galeria imponente para mais de 500 espectadores e uma ordem de frisas.
A ornamentação interna é distinta e sóbria, mas sempre artística. Possui um foyer luxuoso e uma cabine magnífica de operação, em toda a largura do edifício, com quatro máquinas montadas. A projeção é excelente e grandemente ampliada.” (5) Nos dias subseqüentes acrescentava ainda: “A sala é de linhas elegantes com decorações em que predominam o pérola e o branco, o que empresta ao ambiente nobreza e distinção.
Todos os problemas de arejamento e de luz foram cautelosamente estudados e resolvidos...” (6) E dizia-se mais: “A platéia ocupava o térreo; o segundo pavimento compreendia os camarotes, uma sala de espera e uma bonbonnière elegantíssima em que as obras de marcenaria artística alternam com os espelhos e móveis de luxo, destinados ao repouso e prazer dos espectadores, ali se achando montada uma buvette...” e, no terceiro pavimento ficavam o anfiteatro e o promenoir, “com elevada lotação, distribuída por cadeiras cômodas e confortáveis.” (6)
http://www.ctac.gov.br/centrohistorico/VersaoImp_TeatroXPeriodo.asp?cdP=5&cod=155&tipo=Identificacao&submit1=Vers%E3o+para+Impress%E3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário