sobre

Cine-Fantasma: assombrações dos cinemas de rua

Cine Fantasma é uma série de videointervenções urbanas que ocupa espaços públicos ao ar livre, e acontece em locais que já abrigaram, um dia, salas de cinema.
Mixando imagens de arquivo com trechos de filmes e imagens captadas ao vivo no local da ação, as projeções em grande formato evaporam-se pelas paredes externas dos edifícios, ativando a memória da cidade e cruzando imaginários urbanos. Performers caracterizados como fantasmas interpelam os passantes com perguntas e respostas sobre o fim dos cinemas de rua e as implicadas mudanças em espaços comuns nos bairros.
O desaparecimento das salas de cinema de rua é um fenômeno observado nas últimas décadas em diversas cidades do Brasil e do mundo. No Rio de Janeiro, bairros como a Tijuca e o Méier, que construíram parte de sua identidade cultural e arquitetônica em torno de salas com capacidade para mais de mil espectadores, assistiram a transformação gradual de seus cinemas em lojas de departamentos, estacionamentos ou igrejas. A Cinelândia, região da cidade que deve este nome à quantidade de salas que um dia abrigou, conta hoje com apenas três cinemas em funcionamento.
A migração dos cinemas da rua para o interior dos shopping centers vem sendo anunciada por grupos econômicos como garantia de conforto e segurança. Percebe-se que neste discurso está embutida não só uma ideia de elitização do hábito de ir ao cinema, mas também certo pensamento sobre a vida na cidade. Uma cidade ultra vigiada e dependente de automóveis (e estacionamentos...), onde as ruas deixam de ser espaço de permanência para se tornar mera passagem.
No momento em que o país prepara-se para sediar eventos internacionais que colocam em xeque a arquitetura e a memória das cidades, a controvérsia em torno do desaparecimento dos cinemas de rua pode ser uma oportunidade para se pensar sobre a cidade e as imagens que queremos, as formas de viver junto e partilhar a rua que desejamos.
Unindo técnicas de teatro de rua, reportagem e VJ, este projeto propõe uma ação crítica que reflita sobre identidade, memória, arquitetura e imaginário.

Documentação de Ações em Fortaleza, São Paulo, Juazeiro do Norte e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário