quinta-feira, 4 de abril de 2013

Acadêmicos do Cine Fantasma

Olá a todos do coletivo cine fantasma.

Escrevo a vocês pelo seguinte motivo: estou escrevendo uma dissertação pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF sobre o primeiro cinema no Rio de Janeiro, isto é, o cinema que existia aqui no fim do século XIX e no início do século XX. Trata-se de pensar o movimento de migração do cinema para as salas de cinema, em 1907, como um processo de privatização da subjetividade que liga-se também à intervenção urbana promovida por Pereira Passos.

Creio que o projeto de vocês faz parte de, por assim dizer, uma segunda migração, das salas de cinema de rua para locais ascéticos como os Shoppings, o que se liga inevitavelmente à questão problema de meu trabalho, a privatização do sujeito.

Neste momento estou escrevendo sobre como as imagens contemporâneas podem trazer forças políticas que colocam em xeque tais movimentos de interiorização da subjetividade.

Estou fascinada pelas intervenções que vocês andam fazendo e gostaria muito de falar disto na minha dissertação. Creio que, que pelo caráter anárquico do projeto de vocês, não haveria questões de eu falar sobre isso. Ainda assim, gostaria de saber se haveria algum problema em eu escrever sobre vocês.

Atenciosamente.
Veridiana Chiari Gatt

Um comentário:

  1. Olá!

    Vim aqui fazer a mesma pergunta que a Veridiana. Estou escrevendo minha monografia sobre o cinema Icaraí, em Niterói, e a importância da preservação dos cinemas de rua como patrimônio cultural da cidade. Também gostaria de citar vocês.

    Atenciosamente
    Fernanda Santiago

    ResponderExcluir