PUBLICADO 16/04/2013 POR DENISEAGASSI
Sra. e Srs. o Cinefantasma orgulhosamente apresenta:
um banco de dados!
AAAAAAAAAAAHHHHHHHHH!!!
HAHAHAHAHA HAHAHAHAHA
BUUUUUuuuuuu (ecoooo)
Os fantasmas estão aqui, gritava Paola Barreto*** !! O cinema não morreu! São infinitos fotogramas!….
Era de arrepiar! Em plena noite úmida de São Paulo (re)voltava a Cinelândia! Projeção sobre as histórias do que já passou por ali e sob os antigos cinemas, chamavam a atenção para o passado, traziam de volta aquilo que estava quase engolido pela cidade e apagado pelo abandono. Mas foi só buscar conexão e encontramos as redes “cinelândia 1, 2, 3, x…” nos dando sinais de outros tempos e virtualidades. Neste lugar em pleno centro de São Paulo, apareceu o Cinefantasma com a sua troupe fantástica*, em uma bicicleta adaptada para cargas, uma lanterna mágica**, um gerador fumacinha e vossa excelência: o banco de dados! Este, cuidadosamente elaborado, composto por memórias e histórias do que, de certa forma, ainda estão assombrando por ali. Eram letreiros de cinema, trechos de filmes, cartazes antigos, distribuídos sob as fachadas, colunas, escadarias, bilheterias e todo tipo de ruído local. Ao invés de tiquetes de entrada, o Cinefanatsma contou com o público espontâneo, passantes e moradores de ruas, e especialmente, com a colaboração da equipe do Festival BaixoCentro. No meio da noite, até recebemos uma gorjeta de um dos espectadores! Bom, foi mais ou menos assim que aconteceu o Festival BaixoCentro, organizado pela Casa da Cultura Digital, conseguiram viabilizar o projeto via Catarse e contaram com muitas outras colaborações. http://baixocentro.org/ http://catarse.me
Agradecemos Santa Clara por segurar a chuva densa e manter o clima fantasmagórico!
* esta ação de guerilha fez parte do Festival BaixoCentro em São Paulo. Tive o prazer de participar juntamente com os colaboradores Breno, Tiago, Pedro e …
**mágico projetor 4.000 lumes, caixas de som amplificadas com 2 microfones, computador com modul8, lanterna, adaptador de tomadas, pen drive, cabos diversos e uma caixa de entrega de pizza que serviu de suporte para o computador.
*** carioca, idealizadora do projeto Cinefantasma.
aqui tem mais: http://www.facebook.com/cinefantasma?ref=ts&fref=ts
Nenhum comentário:
Postar um comentário