De que forma as práticas coletivas de compartilhamento de imagens se alteraram nos últimos anos?
Há um potencial fantasmático nas imagens em geral e no cinema em particular?
Se há 70 anos fazia sentido investir em palácios que contavam com 1500, 2000 lugares, como pensar hoje, no mundo pósTv da Internet, o cinema de bairro?
Poderíamos afirmar que os assentos converteram-se em acessos?
Qual a importância de se falar em cinema de rua hoje?
DEBATE dia 12 de março de 2013, no Cinema 1 do Centro Cultural do Banco do Brasil - Rio de Janeiro - Rua Primeiro de março, 66 - Centro. Entrada franca. Das 20h às 22h. Retirada de senhas a partir de 1 hora antes do evento, apenas 99 lugares.
Participantes:
João Luiz Vieira
Professor Titular do Departamento de
Cinema e Video e do Programa de
Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Em
1977 recebeu bolsa da Comissao Fulbright-CAPES para realizar doutorado
em Estudos Cinematográficos na New York University, cujo título de
Ph.D foi obtido em 1984. Em 1997-98 realizou pos-doutorado no
Department of Film and Television Studies da Universidade de Warwick,
Inglaterra (1997-98). Entre diversos assuntos e temas, pesquisa e
escreve sobre salas de cinema no Rio de Janeiro desde 1981 quando foi
o vencedor (junto com a arquiteta e professora da UFRJ Margarete
Pereira) do concurso Cinetema promovido pela Embrafilme com a pesquisa
"Espaços do Sonho: cinema e arquitetura no Rio de Janeiro". É crítico,
curador, conferencista e autor de diversos textos e livros publicados
no Brasil e no exterior.
Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Em
1977 recebeu bolsa da Comissao Fulbright-CAPES para realizar doutorado
em Estudos Cinematográficos na New York University, cujo título de
Ph.D foi obtido em 1984. Em 1997-98 realizou pos-doutorado no
Department of Film and Television Studies da Universidade de Warwick,
Inglaterra (1997-98). Entre diversos assuntos e temas, pesquisa e
escreve sobre salas de cinema no Rio de Janeiro desde 1981 quando foi
o vencedor (junto com a arquiteta e professora da UFRJ Margarete
Pereira) do concurso Cinetema promovido pela Embrafilme com a pesquisa
"Espaços do Sonho: cinema e arquitetura no Rio de Janeiro". É crítico,
curador, conferencista e autor de diversos textos e livros publicados
no Brasil e no exterior.
Tadeu Capistrano
Professor de Teoria da Imagem do
Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes
Visuais da UFRJ. É doutor em Literatura Comparada pela UERJ, onde realizou tese
sobre cinema, tecnologia e percepção com o apoio do CNPq e da Universidade de
Columbia, em Nova York, onde foi Visiting Scholar. Realizou mestrado em
Comunicação, Imagem e Informação, com o apoio da CAPES, na UFF, onde também se
bacharelou em Cinema e Audiovisual, após obter licenciatura em Letras pela
UFES. É curador de mostra de filmes, ensaísta e coordenador da coleção
ArteFíssil, publicada pela editora Contraponto.
Pablo
de Soto
Arquiteto pelo Royal Institute of
Technology Sweden (2007) e Doutorando no Programa de
Pós-Graduação da Escola de Comunicação
da Universidade Federal de Rio de Janeiro. Co-fundador (2002-2010) de hackitectura.net, uma equipe de arquitetos, programadores e artistas, atuando no
cruzamento entre a arquitetura, os fluxos eletrônicos e as redes sociais. Criadores
de Fadaiat e Wikiplaza Paris, seus trabalhos foram expostos em museus e centros
de arte entre os quais ZKM. Como artista visual participou do Sonar, Readme o
LEV como editor publicou os livros "Fadaiat: Libertad de Movimiento,
Libertad de Conocimiento" e "Situation Room: Disenhando un prototipo
ciudadano de Sala de Situacion", disponíveis na rede. Tem apresentado
conferencias e oficinas em quatro continentes.
Mediação:
Paola
Barreto
Graduada em Cinema pela UFF e
Mestre em Tecnologia e Estéticas pela UFRJ. Desde 2002 desenvolve trabalhos que
aliam técnicas de intervenção, circuitos de vídeo e vídeoinstalação, como a série
composição para circuito de vídeo-vigilância,
apresentada em Festivais como Live Cinema, Dorkbot e Ocupação Entre, entre 2008
e 2009. Em 2010 coordenou o projeto de intervenção urbana e cinema ao vivo “Coreografia
para prédios, pedestres e pombos” que uniu dança e circuitos de vídeo no espaço
público do Largo do Machado, em colaboração com Dani Lima. Atualmente é
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas
Artes da UFRJ, onde desenvolve pesquisa prática teórica sobre materialidade da imagem.
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